Na última sexta-feira (23/10) a Dra. Damares Medina participou do I Congresso Brasileiro de Direito Processual Constitucional, organizado pela Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional, em Foz do Iguaçu/Paraná. Em sua apresentação tratou do sistema de acesso ao STF:

“A jurisdição constitucional e suas múltiplas vias de acesso desenvolvem-se em uma relação de circularidade, a indicar que os problemas decorrentes do acesso ao STF estruturam-se e reproduzem-se em dinâmicas interdependentes que tentam construir caminhos alternativos ao tribunal”

Damares Medina

O encerramento do congresso foi marcado pela palestra do Ministro Gilmar Mendes.

O Congresso foi o primeiro evento do território nacional a abordar o Direito Processual Constitucional como ramo autônomo do direito e a promover debates acerca de seu conteúdo, confrontando-o com paradigmas latino-americanos.

damares-congresso-imagem

Na foto (da esquerda para a direita):

Profº Luiz Guilherme Marinoni (vice-presidente da ABDPC)Profº Sérgio Roberto Porto, Ministro Gilmar Ferreira Mendes, Profª Damares Medina, Profº André Ramos Tavares (presidente da ABDPC), Profº Michael F. Cremonese Souza, e Profº Cleverton Cremonese (diretor da ABDPC).

Recommended Posts